Como escolher um servidor para sua empresa

Toda empresa que necessita de um sistema de rede e compartilhamento de dados deve ter um servidor. Um servidor serve para operar com diversas máquinas conectadas, enviando e recebendo informações e disponibilizando os softwares e aplicações a todos os usuários conectados nessa rede.
O servidor pode servir ainda como um repositório centralizado de dados, no qual os usuários compartilham arquivos. Outra funcionalidade do servidor é garantir um armazenamento seguro de dados através de backup automático.
Para empresas de médio e grande porte e para empresas em expansão, é indispensável contar com um servidor, pois ele garante que seus dados mais importantes não serão perdidos ou danificados, mesmo que falte energia ou ocorra algum imprevisto.
Existem diferentes tipos de servidores, cada um com diferentes características e desempenho. Conheça abaixo os três modelos mais comuns de servidores.

Servidor em Torre

Esse é o tipo de equipamento mais básico do mercado. Os Servidores em Torre são chamados assim porque têm formato vertical, semelhantes ao gabinete de um desktop. Além de compactos, são equipamentos flexíveis e silenciosos. Por isso são ideais para empresas que possuem espaço limitado e não necessitam de um ambiente climatizado. A centralização das informações em um só lugar também reduz o risco de invasões.

Servidor em Rack

servidor em rack - servidor para sua empresa

Em formato horizontal, o servidor em rack é indicado para empresas que necessitam de maior armazenamento interno e potencial de processamento. É possível empilhar múltiplos dispositivos, a fim de otimizar o espaço físico.
É necessário mantê-lo em um ambiente climatizado, pois o aumento da capacidade de processamento aumenta também a quantidade de calor gerado pelo equipamento. Por isso, os custos de manutenção são maiores que o servidor em torre. Manter o servidor em um ambiente adequado garante melhor funcionamento e prolonga sua vida útil.

Servidor Blade

Indicados para empresas com grande volume de dados que precisam de um data center. O servidor blade oferece otimização de espaço e recursos, permitindo a execução de aplicações pesadas e garantindo mais eficiência no processamento.
Os servidores blade são menores e mais potentes, desenvolvidos em formato de módulo, podendo ser adicionados novos servidores para aumentar a sua capacidade. Por serem bastante exigidos, necessitam de um ambiente climatizado para manter o funcionamento.

Precisa de mais eficiência no armazenamento de dados na sua empresa? Entre em contato com a Uptech que nós ajudamos você.

Post a comment