Soluções de armazenamento de arquivos para empresas

Manter os dados e as informações da sua empresa em segurança é essencial para o bom funcionamento do seu negócio. Os antigos arquivos físicos, que eram guardados em grandes salas, corriam o risco de serem extraviados ou danificados com facilidade. Há alguns anos, as empresas começaram a migrar suas informações para os meios digitais e hoje, a maioria das informações corporativas estão armazenadas digitalmente.

Ao longo dos anos, foram criadas diversas tecnologias para o armazenamento de dados em segurança. Conheça as principais opções para o seu negócio.

Servidores

Dados armazenados em servidores podem ser acessados por qualquer usuário em um computador conectado ao servidor. São ideais para o compartilhamento de arquivos comuns da empresa que precisam ser acessados com segurança e rapidez.

ilustrativa de segurança da informação

Nós preparamos um tópico exclusivo para você saber como escolher o servidor ideal para a sua empresa. Acesse aqui.

Storage

Dispositivos storage são mais simples que os servidores, mas igualmente seguros e confiáveis. Essa solução é mais indicada para as empresas que precisam armazenar dados, mas não os compartilham ou acessam com frequência.

Os storages são como um HD externo. Armazenam arquivos, mas não possuem uma interface de acesso e compartilhamento com múltiplas máquinas. Muitas empresas combinam o uso de servidores com storages, a fim de ampliar a quantidade de dados armazenados e possibilitar o acesso rápido e fácil aos equipamentos conectados na mesma rede.

Saiba tudo sobre Storage em nosso artigo completo sobre o assunto, que está disponível aqui.

Armazenamento em nuvem

ilustrativa de armazenamento em nuvem

Cada vez mais popular, o armazenamento de dados em nuvem nada mais é do que manter as suas informações em um servidor disponibilizado por outra empresa, sendo que seus usuários podem acessá-lo sempre que necessário. A chamada cloud computing (ou computação na nuvem) permite que dados, informações e aplicativos fiquem guardados em um servidor externo e sejam acessados pela internet.

O principal risco de manter seus dados em nuvem é não poder acessá-los quando você está com problemas de conexão de internet. Outro problema que pode acontecer é um eventual ataque aos servidores da empresa que armazena seus dados e o consequente acesso aos seus dados, fazendo com que eles sejam visualizados, modificados ou mesmo apagados.

Na hora de escolher o melhor tipo de armazenamento para os dados da sua empresa, consulte quem é especialista no assunto. A Uptech oferece soluções completas, em 360 graus, para as todas as necessidades da sua empresa em Tecnologia da Informação. Entre em contato conosco e saiba mais.

Post a comment