Switch: o que é e para que serve

Um Switch, ou comutador, é o equipamento que permite a conexão de redes de computadores. Ou seja, é extensão física dos pontos de uma rede. Cada vez mais as empresas estão realizando suas funções conectadas à internet. Por isso, contar com um equipamento que facilite o uso da internet é fundamental para um bom funcionamento do dia a dia.
O Switch é um desses equipamentos. Ele é uma evolução do hub, sendo que sua principal diferença está na maneira como transmite os dados. O hub retransmite todos os dados que recebe a todas as máquinas conectadas à rede, assim como um espelho.
Já o Switch envia os dados do computador de origem somente ao computador de destino. Ele pode ser utilizado, também, para interligar vários hubs.

Vantagens do switch

Utilizar um Switch em sua rede aumenta o desempenho da rede wireless utilizada e mantém a comunicação sempre disponível. Isso acontece porque o equipamento evita a colisão de dados da rede, em especial quando estão congestionadas.
Este tipo de equipamento permite, ainda, a comunicação em redes que possuem máquinas com placas com velocidades diferentes entre si, sem prejudicar a velocidade da transmissão de dados.

switch - computadores ligados em rede
Outra vantagem de utilizar um Switch é que ele proporciona maior estabilidade entre as conexões de internet, acabando com os problemas de queda de internet que podem prejudicar as atividades da sua empresa.
Para redes com até 24 computadores, há a alternativa de adquirir um HubSwitch, que é uma espécie de Switch econômico, mais barato, porém com a limitação de máquinas. Pode ser utilizado em uma rede doméstica ou em pequenas empresas.

Se a sua empresa trabalha com grande tráfego de dados, recomendamos a utilização de um Switch. Ele vai ajudar a evitar o congestionamento de tráfego na sua rede, contribuindo com a produtividade e eficiência da empresa. Entre em contato com a Uptech agora mesmo e adquira o Switch ideal para a sua necessidade.

Post a comment